Rotina de estudos: Por que ela é importante para as crianças?

Estudar é o trabalho das crianças. Essa é uma de suas poucas preocupações, além de se divertir bastante. Porém tanto para adultos quanto para crianças, existem diversas táticas que ajudam os pequenos a cumprirem melhor esse objetivo. A rotina de estudos é uma das formas da criança se organizar e enraizar em si o hábito de estudar. Confira porque essa prática é tão importante.

O que é a rotina de estudos?

A rotina é algo que é um pouco mal visto, especialmente para os adultos. Essa palavra tem a noção de algo chato, repetitivo e sem excitação. Porém, tanto para eles e ainda mais para as crianças, a rotina é algo extremamente importante.

Os pequenos têm certa dificuldade em se concentrar, e em cumprir com as suas obrigações, visto que são muito facilmente distraídos. Por isso, a rotina de estudos faz com que ela tenha mais autonomia e segurança, visto que ela entenderá quando é o momento certo de estudar.

Essa solução é aplicada tanto em casa, quanto na escola. Ir à escola é, evidentemente, um desafio muito grande. Especialmente para as crianças menores, é a primeira vez que ela estará sozinha em um ambiente completamente desconhecido, e sem o apoio de ninguém. A rotina é uma forma de diminuir a ansiedade natural que surge com esse desafio.

A rotina, então, é uma série de atividades que ocorrem em uma frequência diária, uma seguida da outra, em um padrão que se repete. É claro que isso não significa que esse programa é rígido, e ele pode ser modificado conforme a necessidade, mas ter uma rotina na escola ajuda muito a criança a se acostumar com o novo ambiente.

A importância da rotina de estudos em casa

Em casa, a rotina de estudos assume um caráter um pouco diferente. O desafio passa a ser fazer a criança estudar e, de preferência, fazer isso de maneira independente. No início, isso pode ser um pouco difícil. Os pais irão precisar ficar incentivando a criança, lembrando que é hora de estudar, porém, com o tempo ela irá dominar essa rotina de maneira independente. Estabelecer essa rotina é extremamente positivo.

A rotina ajuda a estabelecer melhor a noção do tempo. As crianças têm uma enorme dificuldade em perceber a passagem de tempo, e a duração de uma determinada tarefa. Isso acaba as desmotivando de estudar. Estabelecer uma rotina com meia ou uma hora de estudo fará a criança perceber que isso é apenas uma pequena parte do seu dia, e que haverá tempo de sobra para as outras atividades.

Ao assimilar essa prática, ela irá aprender a estudar no seu tempo ideal, por conta própria. Conforme ela for se desenvolvendo, essa habilidade fica mais valiosa. Ela se prepara para ir evoluindo cada vez mais conforme os estudos. Ao ter a rotina, suas notas invariavelmente se mantêm positivas, sem a necessidade de estresse perto das provas, e diminuindo os riscos de reprovação.

Assim, quando chegar à época do vestibular, já tem a habilidade mais importante de todas: sabe estudar.

Na infância, a criança está aprendendo praticamente tudo sobre a vida. Elas estão abertas para desenvolver as experiências psicomotoras e até mesmo a personalidade. Então, estabelecer a rotina para elas aprenderem e até mesmo gostarem de estudar é uma excelente ideia, positiva para toda a vida.