– Sociointeracionismo
O Sociointeracionismo é uma teoria de aprendizagem com o foco na interação. Segundo ela, a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Assim, o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.
O psicólogo russo chamado Lev Vygotsky, buscava reformular a psicologia por meio de uma abordagem que permitisse entender as relações entre os indivíduos, as suas funções psicológicas e seu contexto social. Suas pesquisas revolucionárias, propõem uma situação de ensino/aprendizagem em que o aprendiz, por meio do seu convívio social e da interação com outras pessoas é capaz de construir o seu conhecimento.
A metodologia sociointeracionista acredita que a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem. Incentivar a curiosidade e a vontade de aprender são os principais desafios de uma escola sociointeracionista.
Portanto, a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.
Para nós, a construção da identidade acontece através da interação social que a criança vai estabelecendo desde o momento do nascimento. E a qualidade dessa interação marca definitivamente a forma como a criança vê a si própria e aos outros.
Iniciamos nosso trabalho pedagógico desde a entrada da criança no berçário da escola. Em um ambiente de afeto e cuidado permanente, desenvolvemos gradualmente os sentidos e os primeiros vínculos exteriores da criança, dentro de uma relação de afetividade e confiança.
Aqui, acreditamos que o educador tem um espaço fundamental ao lado da criança, como aquele que instiga e promove situações de aprendizagem. Não devemos, porém, ignorar todas as demais instâncias que contribuem simultaneamente para a sua formação e constituição enquanto sujeito: a família, as vivências, as experiências com outras crianças, seja na escola ou fora dela, vão alimentando o seu saber.
A escola se tornou, nos últimos anos, um lugar privilegiado para a brincadeira, muitas vezes substituindo os quintais e ruas, em especial nas grandes cidades. No Colégio Santa Madre Teresa, a brincadeira é levada a sério – entendemos a importância decisiva da infância para a formação da criança.
É nessa fase que ela constrói sua base emocional, a partir da qual se lança para a vida. Durante as brincadeiras, além do aprendizado de ordem prática, a criança desenvolve habilidade de movimento, coordenação motora e entendimento das regras do jogo. Mas não apenas isso: ela desenvolve, fundamentalmente, suas relações, estrutura seus valores, aprende a ser e ser criança.
No decorrer da Educação Infantil, temos como objetivos fazer com que a criança desenvolva sua autonomia e concentração, resolva os conflitos, organize seus materiais, explore o conhecimento, crie, sonhe, entre em contato com a rotina escolar e desenvolva uma postura de estudante.
As atividades são elaboradas dentro de um projeto de aprendizado e sob os olhares atentos de nossos educadores. Acompanhar as evoluções de cada aluno no dia a dia e estar por perto para incentivá-los a continuar superando obstáculos é o que nos fortalece e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.
Aulas de Inglês – Em nosso colégio o ensino da língua inglesa tem início na Educação infantil. O objetivo da disciplina é motivar o aluno ao aprendizado do idioma de forma interessante e lúdica, por meio de pequenos diálogos, jogos, músicas, exercícios, pinturas e dramatizações.
As habilidades na língua são apresentadas gradualmente, levando em consideração a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. O ensino do Inglês visa capacitar o aluno a falar, ler, interpretar e escrever textos nesta língua até o final do Ensino Médio.
Psicomotricidade – As atividades com crianças na Educação Infantil baseiam-se no estímulo e no desenvolvimento desse esquema corporal, em que a criança aos poucos organiza o mundo a partir da percepção do seu próprio corpo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Educação Infantil deve ter como objetivo final o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
Sendo assim, a Psicomotricidade pode desempenhar papel importante na educação básica, sendo importante aliada no estímulo ao desenvolvimento de todas essas capacidades, através de experiências que entendam e estimulem cada uma delas, uma vez que compreende que, na primeira infância, há uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.
A Psicomotricidade tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida das crianças, auxiliando em seu desenvolvimento físico, mental e afetivo. Ela está presente em todas as atividades do nosso dia a dia e começa a desenvolver-se a partir do vínculo com a mãe, ainda no útero materno.
Através dessa prática, é possível estimular e reeducar os seus movimentos, por meio de atividades voltadas ao motriz e às brincadeiras, permitindo que, além de se divertir, elas criem, interajam e se relacionem com o mundo em que vivem.
Educação Alimentar – Apresentamos e Ensinamos aos nossos alunos a importância da boa alimentação e o experimento das variedades de sabores.
Horticultura – Os alunos da Educação Infantil do Colégio Santa Madre Teresa aprendem desde cedo a importância de produzir e cultivar hortaliças. A técnica é apresentada na prática, onde os pequenos colocam a mão na terra, literalmente, e preparam o solo para plantação e cultivo.
O objetivo dessa disciplina é demonstrar a importância nutricional dos alimentos, fazer com que os alunos apurem o paladar e aprendam, de forma lúdica, sobre como evitar desperdícios e desenvolver pessoas mais conscientes e preocupadas com as questões ambientais.
Informática educativa – ensinamos nossos alunos a usar a tecnologia de forma educativa, como um meio para de aproximar o aluno do conhecimento e fazê-lo viver de perto a emoção de cada avanço. Usando recursos da computação, as aulas de Informática apoiam as atividades e os conteúdos de sala de aula.
Os alunos frequentam o laboratório de Informática do Maternal 2 ao 5º ano. Sob a orientação do professor, as turmas conhecem e aprendem a manusear os equipamentos, realizam pesquisas na Internet, ampliam sua percepção do mundo e aprendem a utilizar programas específicos, como editor de textos, de desenhos ou imagens.
É com muito carinho que o nosso colégio recebe as turmas da Educação Infantil, em um ambiente afetuoso, acolhedor e, ao mesmo tempo, estimulante.
Quando a criança chega em nosso colégio, nosso primeiro objetivo é ajudá-la a se situar no espaço físico e a estabelecer vínculos afetivos. Este início procura dar à criança a segurança que ela tem em casa e aumentar sua independência dos laços familiares.
A chegada à escola é tão importante que, todos os dias, as crianças são recebidas na recepção do Colégio Santa Madre Teresa pelas orientadoras pedagógica e educacional, profissionais que estarão presentes em seu dia a dia escolar.
Durante a adaptação na Educação Infantil, os pais ou acompanhantes devem permanecer no colégio até que ele se sinta seguro no novo ambiente. A evolução deste processo é acompanhada e orientada pela coordenação.
Vale lembrar, que o período de adaptação é destinado não só às crianças, como também aos pais, e à própria escola, que nesse momento tem sua rotina modificada para acolhê-los. É um processo que difere de criança para criança, de acordo com sua história.
O quadro de profissionais da escola permite que, se necessário durante a adaptação, cada criança seja atendida por um adulto. São profissionais chamados de “elementos adaptadores”.
A alimentação é parte da rotina e do cuidado do colégio no trabalho com os alunos. Já há alguns anos, a escola investe na construção do olhar para a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, desde a primeira infância.
Esse trabalho reflete em diversos momentos da rotina escolar, especialmente na hora do lanche. O momento do lanche é um rico espaço de troca entre os colegas, de construção de hábitos e posturas. Há também outras situações cotidianas em que a alimentação saudável ganha foco no nosso trabalho, nas aulas de rotina utilizamos das frutas, verduras e legumes para conhecimentos das cores, formas, quantidades, texturas e muitos outros conceitos necessários nesta faixa etária.
Sabemos, no entanto, que esse trabalho só pode ser bem-sucedido se for realizado em parceria com as famílias, e para isso, faz-se necessário o estabelecimento de alguns acordos em relação a rotina alimentar em casa e o possível envio de lanches na mochila. A necessidade de estabelecermos esses acordos nasce dos princípios do projeto da escola. Dessa maneira, entendemos a importância de que sejam preservados alguns hábitos alimentares de cada família, e, por outro lado, desde que a criança chega ao espaço coletivo da escola, há acordos mínimos que precisam ser feitos para esta convivência.
Dessa forma, a equipe gestora da escola acordou que alguns alimentos serão proibidos na escola, por terem pouco valor nutricional: chiclete, pirulito, balas, refrigerantes, salgadinhos industrializados e biscoitos recheados, e serão devolvidos caso venham. Não teremos, assim, nenhum dia da semana em que esses alimentos serão permitidos. Embora não devam ser consumidos no ambiente escolar, sabemos que estes alimentos fazem parte do gosto infantil, e nossa sugestão é que os pais orientem as crianças a consumi-los apenas esporadicamente.
O período integral é estruturado com alimentos fornecidos pelo colégio, portanto as crianças trazem apenas o lanche para as atividades extra curricular.
Aulas na Biblioteca
Qualquer dia ou todos os dias da semana, nossos alunos têm aulas na biblioteca. Nesse momento, podem fazer diversas atividades, como representar um texto lido, escolher um livro e pesquisar. A biblioteca é também o local onde os alunos recebem a visita de autores e ilustradores que leem e conversam sobre sua produção.
Para atender melhor as necessidades de pais e alunos, temos opções de atividades extras em períodos estendidos.
O Colégio Santa Madre Teresa, é um espaço maravilhoso para atender as necessidades de pais e alunos, temos opções de diversas atividades em períodos diferentes da escolaridade, alunos que necessitam ficar além do horário escolar no colégio, nosso colégio oferece atividades como: Ballet, recreação, capoeira, teatro, futsal, sala de estudos e outros. Dentro de um espaço seguro, confortável, arejado, organizado e planejado para receber nossos alunos.
Sabemos da preocupação dos pais e mães com relação ao bem estar de suas crianças ao longo de todo o dia. Por isso, nossa meta é oferecer mais e melhor para nossos alunos e suas famílias.
Atividades Extracurriculares
As atividades extracurriculares possuem justamente o poder de fazer aflorar determinados aspectos nas crianças e até mesmo trabalhar dificuldades e fragilidades. Uma criança tímida ou que apresenta baixa autoestima, por exemplo, pode beneficiar-se sobremaneira de um curso de teatro, ou aquelas que possuem dificuldades motoras podem trabalhá-las em aulas de psicomotricidade, assim como outras necessidades individuais.
Ademais, esse tipo de prática, especialmente as realizadas em grupo, podem fazer com que as habilidades relacionais e afetivas das crianças deem um verdadeiro salto. Conceitos como solidariedade, empatia, espírito de equipe, colaboração, resolução de conflitos, entre outras, são estimuladas e aprimoradas através do trabalho junto a colegas e companheiros de time ou equipe.
Por fim, o colégio oferece a parte algumas atividades aos nossos alunos, em horários diferenciados de suas escolaridades. Para mais informações é necessário procurar a secretaria do colégio.
Sala de Estudo
Um espaço reservado para que as crianças façam suas lições de casa e estudem com apoio de um profissional. O ambiente foi planejado e montado pensando na seriedade e na tranquilidade que são necessárias para a realização dessas atividades. Livros, dicionários, computadores, enciclopédias e revistas são alguns dos materiais disponíveis para o uso dos alunos.
Recreação
Na recreação sempre é tempo de ouvir, conversar, trocar, inventar, escolher, desejar, buscar, alcançar, frustrar-se, aprender e crescer.O planejamento respeita a dinâmica específica e especial desse espaço, desenvolvendo várias linguagens de forma prazerosa, em momentos diversos: livre, dirigido, com o corpo, com a mente etc.
Dividimos os grupos para organização da equipe e das rotinas, mas cuidamos para que tenhamos momentos de troca entre as diferentes idades, pois são várias as possibilidades de interação entre as faixas etárias e essa é a riqueza da recreação.
Atividades oferecidas: BALLET – CAPOEIRA – FUTSAL – TEATRO – SALA DE ESTUDO – RECREAÇÃO
A equipe é composta por Gestores Escolares, Coordenadores, Secretárias, Psicopedagoga, Nutricionista, Professores de Educação Física, Professores de Inglês, Pedagogos, Educadores e Auxiliares com o apoio de especialistas em várias modalidades.
Atendemos crianças a partir dos 2 anos de idade.
Horário de Funcionamento: das 7h30 às 19h00
* Período Integral – 6h / 8h e 10h (totais no colégio)
EDUCAÇÃO BILÍNGUE – O QUE É?
Muitas pessoas acreditam que o conceito de Educação Bilíngue se resume em ensinar, simultaneamente, em dois idiomas, mas a real definição é infinitamente mais ampla. De acordo com a Profa. Dra. Ofélia Garcia, uma das mais importantes pensadoras da área, a Educação Bilíngue não apenas ensina ao aluno um novo idioma, mas desenvolve nele a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado. Em uma Educação Bilíngue, os alunos terão aulas em Inglês e não aulas de Inglês. Ou seja: o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula.
O Inglês Diário do The Easy Way, uma escola bilíngue com experiência de 16 anos dentro das escolas, foi desenvolvido para que os alunos do colégio sejam fluentes no idioma após alguns anos de estudo. Alunos que estudam em colégios que adotam o programa não precisam pagar cursos extras de inglês, pois o conteúdo ministrado é suficiente para alcançar proficiência na língua.
COMO FUNCIONA?
Os alunos terão aulas todos os dias da semana, ministradas por professores fluentes na língua e com didática de alta performance.
As aulas ocorrem todos os dias com duração de 40 minutos para Educação Infantil e 50 minutos para o Ensino Fundamental, dentro do próprio colégio e são inseridas na grade, sem necessidade de o aluno ficar até mais tarde na escola. Assim, ele ganha tempo para praticar outras atividades em casa.
O The Easy Way implanta sua própria metodologia dentro do colégio e acompanha o programa continuadamente, dando suporte em todas as áreas.
A nossa metodologia foi desenvolvida por profissionais com larga experiência no ensino do idioma inglês. Tudo pensado para construir um ambiente contextualizado à realidade de cada aluno, trabalhando competências que favorecem a criatividade, responsabilidade e o autoconhecimento.
A estrutura metodológica é a mais forte no mercado brasileiro, fruto da larga experiência dos seus gestores no ensino de idiomas.
As aulas são ministradas de forma lúdica, utilizando jogos, brincadeiras, recursos multimídia, música, teatro, etc. Assim a nova língua é aprendida e desenvolvida de maneira eficaz dentro da realidade de interesse do aluno, facilitando a prática do aprendizado fora de aula.
Dúvidas Comuns:
Qual é a origem do inglês ensinado?
Toda metodologia é fundamentada no inglês americano
As aulas são ministradas em inglês?
Sim, com todos os professores fluentes na língua. Porém, no ensino bilíngue, as outras disciplinas da grade são ministradas em português, seguindo as determinações do MEC.
Quais são os materiais didáticos usados?
Os materiais utilizados durante as aulas serão os cadernos e livros solicitados na lista de material escolar do colégio. É possível que durante o ano letivo seja solicitado outros materiais como: fotos, revistas, materiais recicláveis…
O aluno precisa ter algum conhecimento de inglês prévio?
Não, o objetivo do programa é ensinar o inglês desde os primeiros dias. Portanto, alunos em níveis básicos ou sem nenhum conhecimento conseguem acompanhar sem problemas. Caso, haja um aluno novo que necessite entrar em uma turma já formada e com inglês avançado, o colégio informará a família a necessidade de acompanhamento extra escolar.
O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS?
Como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda?
As metodologias ativas constituem-se como alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem nos alunos, envolvendo-os no aprendizado pela descoberta, por investigação ou resolução de problemas numa visão de escola como comunidade de aprendizagem, na qual é importante a participação de todos: professores, gestores, estudantes, familiares e cidadãos.
Enquanto o método tradicional prioriza a transmissão de informações e tem sua centralidade na figura do docente, no método ativo, os estudantes ocupam o centro das ações educativas e o conhecimento é construído predominantemente de forma colaborativa.
As metodologias ativas procuram criar situações de aprendizagem nas quais os aprendizes possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem, construir conhecimento sobre os conteúdos envolvidos nas atividades que realizam, bem como desenvolver a capacidade crítica, refletir sobre as práticas que realizam, fornecer e receber feedback, aprender a interagir com colegas, professores, pais e explorar atitudes e valores pessoais na escola e no mundo.