– Sociointeracionismo
É a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
Sob essa visão, a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumento e signos. Um signo, de acordo com a teoria de Vygotsky, é algo que significa alguma coisa, como a linguagem falada e a escrita. Nesse sentido, a aprendizagem é uma experiência social de interação pela linguagem e pela ação. Sendo a interação social a origem e motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Por exemplo, o ato de indicar um objeto, para uma criança pode não ter nenhum significado, mas quando a criança aponta para um objeto no intuito de alcançá-lo, e alguém pega para dar à criança (interação), o ato de apontar começa a ter significado. Ela começar a pegar o significado socialmente compartilhado de apontar para um objeto.
Para ocorrer à aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal. Essa zona é o nível que começa com o real estágio de desenvolvimento da criança até o seu grau potencial de desenvolvimento.
O Ensino Fundamental 1, que abrange do 1º ao 5º ano, tem como proposta geral o desenvolvimento da autonomia e a busca pelo conhecimento de nossas crianças.
Desde pequeno seu filho poderá vivenciar e adquirir valores e virtudes, aprender a conviver e a respeitar os demais à sua volta, a realizar atividades com amor, autonomia e segurança respeitando à sua faixa etária, desenvolvimento e seus próprios conhecimentos
Os conteúdos são permeados pela filosofia de incentivar a criança a pensar, ser responsável, comprometida e flexível, sempre estimulando a construção das relações entre o pensar e o indivíduo e entre o indivíduo e suas relações com o mundo.
Durante o Ensino Fundamental 1, as crianças são apresentadas às áreas do saber, notadamente: alfabetização, matemática, artes, ciências, história, geografia, língua portuguesa, Educação Física e expressão. Dentro da nossa proposta pedagógica, procuramos transcender os conceitos passados em sala de aula, tornando as crianças os principais agentes do aprendizado.
Além das disciplinas regulares, o colégio oferece aos nossos alunos aulas de inglês e informática educativa.
O Colégio Santa Madre Teresa, visa levar seus alunos à apropriação do conhecimento para eles próprios, e não apenas para apresentar um bom resultado ou uma nota alta na escola. O processo de aprendizado respeita o ritmo de cada criança, dando ênfase à adaptação ao meio, desenvolvimento pessoal, intelectual, humano e social.
Com um olhar voltado em construir valores éticos e morais aos nossos alunos, nosso projeto pedagógico dá ênfase ao civismo, uma rotina semanal onde, formamos todos para o momento de agradecimento a Deus e cantarmos o hino nacional.
Lingua Portuguesa
A proposta dessa disciplina é fazer com que os alunos leiam, interpretem, representem, compreendam, conheçam a língua e coordenem os movimentos das mãos com o pensamento, de modo a produzir a linguagem oral e escrita.
No início da alfabetização, 1º e 2º anos, as correções se dão de maneira a estimular o aluno a perceber o que faltou na sua escrita. Cabe ao professor fazer intervenções e oferecer estímulos para que a criança avance na sua construção e chegue cada vez mais perto da escrita convencional.
Matemática
O conhecimento matemático no programa do Fundamental 1 busca desenvolver habilidades de contagem, cálculo e medidas, com o objetivo de dar ferramentas para que os alunos resolvam problemas da vida prática e adquiram novos conhecimentos.
As aulas de matemática são realizadas, muitas vezes, com interagindo com outras disciplinas, usando recursos como jogos da educação física ou atividades da aula de artes, na culinária, na informática, visando desenvolver as estruturas lógicas de pensamento.
Ciências
O trabalho na área de Ciências pretende ampliar o interesse do aluno pelo mundo em que vive, despertando o pensamento científico. Durante o Fundamental 1, as aulas de Ciências permitem que o aluno perceba as relações que se estabelecem entre os componentes da natureza, suas transformações e as consequências da intervenção humana.
O aluno também adquire os conceitos básicos relacionados ao ser vivo, o mundo físico, o tempo, o espaço e a causalidade. O programa pretende ainda desenvolver a capacidade de observar, problematizar a realidade, formular hipóteses e de planejar e executar investigações experimentais.
História e Geografia
Os objetivos gerais das aulas de História e Geografia são interpretar os acontecimentos atuais também à luz dos conhecimentos históricos e desenvolver a capacidade de localizar os fatos em um contexto de espaço e tempo.
O programa de História e Geografia também almeja que o aluno conheça e respeite o modo de vida dos diferentes grupos étnicos e sociais. A valorização do patrimônio sócio cultural, do meio ambiente e o respeito à diversidade são preocupações constantes. Os alunos observam, descrevem, comparam, fazem registros, documentam e representam.
Inglês
Em nosso colégio o ensino da língua inglesa tem início na Educação infantil. O objetivo da disciplina é motivar o aluno ao aprendizado do idioma de forma interessante e lúdica, por meio de pequenos diálogos, jogos, músicas, exercícios, pinturas e dramatizações.
As habilidades na língua são apresentadas gradualmente, levando em consideração a faixa etária e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. O ensino do Inglês visa capacitar o aluno a falar, ler, interpretar e escrever textos nesta língua até o final do Ensino Médio.
Artes
As aulas de Artes apresentam aos alunos as diferentes técnicas e materiais usados na expressão artística, como gravura, escultura, pintura, papelagem e metais. A combinação de cores, o uso do pincel, a modelagem de objetos tridimensionais e a organização do espaço são algumas das ferramentas utilizadas para que os alunos compreendam a arte como uma linguagem de expressão. Como complemento às aulas de Artes, os alunos visitam museus, ateliês de artistas e exposições.
Educação Física
Nas aulas de Educação Física, os alunos percebem e exploram os limites do próprio corpo e vivenciam experiências coletivas que valorizam a cooperação, a troca de funções e as regras. A partir dos projetos pedagógicos de brincadeiras tradicionais da cultura popular, as turmas criam novas brincadeiras e conhecem jogos e diferentes tipos de esportes.
Laboratório de Informática
No colégio santa madre teresa, ensinamos nossos alunos a usar a tecnologia de forma educativa, como um meio para de aproximar o aluno do conhecimento e fazê-lo viver de perto a emoção de cada avanço. Usando recursos da computação, as aulas de Informática apoiam as atividades e os conteúdos de sala de aula.
Os alunos frequentam o laboratório de Informática do Maternal 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Sob a orientação do professor, as turmas conhecem e aprendem a manusear os equipamentos, realizam pesquisas na Internet, ampliam sua percepção do mundo e aprendem a utilizar programas específicos, como editor de textos, de desenhos ou imagens.
Aulas na Biblioteca
Qualquer dia ou todos os dias da semana, nossos alunos têm aulas na biblioteca. Nesse momento, podem fazer diversas atividades, como representar um texto lido, escolher um livro e pesquisar. A biblioteca é também o local onde os alunos recebem a visita de autores e ilustradores que leem e conversam sobre sua produção.
A alimentação é parte da rotina e do cuidado do colégio no trabalho com os alunos. Desde o início do colégio, o colégio investe na construção do olhar para a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância. Porém, a partir do 1ª do Ensino Fundamental o colégio estabelece a este grupo o envio de seu próprio lanche, uma forma de dar autonomia aos nossos alfabetizados.
Esse trabalho acontece em diversos momentos da rotina escolar, especialmente na hora do lanche. O momento do lanche é um rico espaço para troca entre os colegas, para a construção de hábitos e posturas. Há também outras situações cotidianas em que a alimentação saudável ganha foco no nosso trabalho: as propostas mais estruturadas como a culinária, o lanche coletivo, os encontros dos alunos com nutricionistas e a abordagem do tema nas aulas de Ciências.
Sabemos, no entanto, que esse trabalho só pode ser bem sucedido se for realizado em parceria com as famílias. Para isso, faz-se necessário o estabelecimento de alguns acordos em relação ao envio de lanches. A necessidade de estabelecermos esses acordos nasce dos princípios do projeto da escola. Entendemos a importância de que sejam preservados alguns hábitos alimentares de cada família. Por outro lado, desde que a criança chega ao espaço coletivo da escola, há acordos mínimos que precisam ser feitos para esta convivência.
Dessa forma, a equipe gestora da escola acordou que, para alunos do Ensino Fundamental 1, alguns alimentos (como chiclete, pirulito e balas) não serão permitidos na escola por não terem valor nutricional.
Pedimos que evitem ao máximo os seguintes alimentos: biscoitos recheados, salgadinhos industrializados e refrigerantes.
Consideramos também que existem muitos outros alimentos que não podem ser considerados saudáveis, e estes, apesar de não constarem na lista dos proibidos, não deverão ser incluídos no lanche com muita frequência, já que podem ser substituídos por alimentos com maior valor nutricional. Fica a critério das famílias esta seleção, e para maiores orientações a esse respeito, vocês podem falar com a Coordenação.
A equipe é composta por Gestores Escolares, Coordenadores, Secretárias, Psicopedagoga, Nutricionista, Professores de Educação Física, Professores de Inglês, Pedagogos, Educadores e Auxiliares com o apoio de especialistas em várias modalidades.
Atendemos crianças a partir dos 2 anos de idade.
Horário de Funcionamento: das 7h30 às 19h00
* Período Integral – 6h / 8h e 10h (totais no colégio)
Para atender melhor as necessidades de pais e alunos, temos opções de atividades extras em períodos estendidos.
O Colégio Santa Madre Teresa, é um espaço maravilhoso para atender as necessidades de pais e alunos, temos opções de diversas atividades em períodos diferentes da escolaridade, alunos que necessitam ficar além do horário escolar no colégio, nosso colégio oferece atividades como: Ballet, recreação, capoeira, teatro, futsal, sala de estudos e outros. Dentro de um espaço seguro, confortável, arejado, organizado e planejado para receber nossos alunos.
Sabemos da preocupação dos pais e mães com relação ao bem estar de suas crianças ao longo de todo o dia. Por isso, nossa meta é oferecer mais e melhor para nossos alunos e suas famílias.
Atividades Extracurriculares
As atividades extracurriculares possuem justamente o poder de fazer aflorar determinados aspectos nas crianças e até mesmo trabalhar dificuldades e fragilidades. Uma criança tímida ou que apresenta baixa autoestima, por exemplo, pode beneficiar-se sobremaneira de um curso de teatro, ou aquelas que possuem dificuldades motoras podem trabalhá-las em aulas de psicomotricidade, assim como outras necessidades individuais.
Ademais, esse tipo de prática, especialmente as realizadas em grupo, podem fazer com que as habilidades relacionais e afetivas das crianças deem um verdadeiro salto. Conceitos como solidariedade, empatia, espírito de equipe, colaboração, resolução de conflitos, entre outras, são estimuladas e aprimoradas através do trabalho junto a colegas e companheiros de time ou equipe.
Por fim, o colégio oferece a parte algumas atividades aos nossos alunos, em horários diferenciados de suas escolaridades. Para mais informações é necessário procurar a secretaria do colégio.
Sala de Estudo
Um espaço reservado para que as crianças façam suas lições de casa e estudem. O ambiente foi planejado e montado pensando na seriedade e na tranquilidade que são necessárias para a realização dessas atividades. Livros, dicionários, computador, enciclopédias e revistas são alguns dos materiais disponíveis para o uso dos alunos.
Recreação
Na recreação sempre é tempo de ouvir, conversar, trocar, inventar, escolher, desejar, buscar, alcançar, frustrar-se, aprender e crescer.O planejamento respeita a dinâmica específica e especial desse espaço, desenvolvendo várias linguagens de forma prazerosa, em momentos diversos: livre, dirigido, com o corpo, com a mente etc.
Dividimos os grupos para organização da equipe e das rotinas, mas cuidamos para que tenhamos momentos de troca entre as diferentes idades, pois são várias as possibilidades de interação entre as faixas etárias e essa é a riqueza da recreação.
Atividades oferecidas: BALLET – CAPOEIRA – FUTSAL – TEATRO – SALA DE ESTUDO – RECREAÇÃO
EDUCAÇÃO BILÍNGUE – O QUE É?
Muitas pessoas acreditam que o conceito de Educação Bilíngue se resume em ensinar, simultaneamente, em dois idiomas, mas a real definição é infinitamente mais ampla. De acordo com a Profa. Dra. Ofélia Garcia, uma das mais importantes pensadoras da área, a Educação Bilíngue não apenas ensina ao aluno um novo idioma, mas desenvolve nele a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado. Em uma Educação Bilíngue, os alunos terão aulas em Inglês e não aulas de Inglês. Ou seja: o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula.
O Inglês Diário do The Easy Way, uma escola bilíngue com experiência de 16 anos dentro das escolas, foi desenvolvido para que os alunos do colégio sejam fluentes no idioma após alguns anos de estudo. Alunos que estudam em colégios que adotam o programa não precisam pagar cursos extras de inglês, pois o conteúdo ministrado é suficiente para alcançar proficiência na língua.
COMO FUNCIONA?
Os alunos terão aulas todos os dias da semana, ministradas por professores fluentes na língua e com didática de alta performance.
As aulas ocorrem todos os dias com duração de 40 minutos para Educação Infantil e 50 minutos para o Ensino Fundamental, dentro do próprio colégio e são inseridas na grade, sem necessidade de o aluno ficar até mais tarde na escola. Assim, ele ganha tempo para praticar outras atividades em casa.
O The Easy Way implanta sua própria metodologia dentro do colégio e acompanha o programa continuadamente, dando suporte em todas as áreas.
A nossa metodologia foi desenvolvida por profissionais com larga experiência no ensino do idioma inglês. Tudo pensado para construir um ambiente contextualizado à realidade de cada aluno, trabalhando competências que favorecem a criatividade, responsabilidade e o autoconhecimento.
A estrutura metodológica é a mais forte no mercado brasileiro, fruto da larga experiência dos seus gestores no ensino de idiomas.
As aulas são ministradas de forma lúdica, utilizando jogos, brincadeiras, recursos multimídia, música, teatro, etc. Assim a nova língua é aprendida e desenvolvida de maneira eficaz dentro da realidade de interesse do aluno, facilitando a prática do aprendizado fora de aula.
Dúvidas Comuns:
Qual é a origem do inglês ensinado?
Toda metodologia é fundamentada no inglês americano
As aulas são ministradas em inglês?
Sim, com todos os professores fluentes na língua. Porém, no ensino bilíngue, as outras disciplinas da grade são ministradas em português, seguindo as determinações do MEC.
Quais são os materiais didáticos usados?
Os materiais utilizados durante as aulas serão os cadernos e livros solicitados na lista de material escolar do colégio. É possível que durante o ano letivo seja solicitado outros materiais como: fotos, revistas, materiais recicláveis…
O aluno precisa ter algum conhecimento de inglês prévio?
Não, o objetivo do programa é ensinar o inglês desde os primeiros dias. Portanto, alunos em níveis básicos ou sem nenhum conhecimento conseguem acompanhar sem problemas. Caso, haja um aluno novo que necessite entrar em uma turma já formada e com inglês avançado, o colégio informará a família a necessidade de acompanhamento extra escolar.
O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS?
Como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda?
As metodologias ativas constituem-se como alternativas pedagógicas que colocam o foco do processo de ensino e de aprendizagem nos alunos, envolvendo-os no aprendizado pela descoberta, por investigação ou resolução de problemas numa visão de escola como comunidade de aprendizagem, na qual é importante a participação de todos: professores, gestores, estudantes, familiares e cidadãos.
Enquanto o método tradicional prioriza a transmissão de informações e tem sua centralidade na figura do docente, no método ativo, os estudantes ocupam o centro das ações educativas e o conhecimento é construído predominantemente de forma colaborativa.
As metodologias ativas procuram criar situações de aprendizagem nas quais os aprendizes possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem, construir conhecimento sobre os conteúdos envolvidos nas atividades que realizam, bem como desenvolver a capacidade crítica, refletir sobre as práticas que realizam, fornecer e receber feedback, aprender a interagir com colegas, professores, pais e explorar atitudes e valores pessoais na escola e no mundo.